19 de março de 2018

Um segundo

                  Um segundo passa. Mais um dia que chega ao fim e com ele, extingue-se também uma chama. Uma vida chega ao fim. Tudo vês e nada fazes; estás apático, insensível. Por preguiça, talvez, ignoras o choro do teu irmão que sofre e prossegues a tua vida, indiferente.
                  “Não é que seja egoísta”, pensas tu enquanto partilhas notícias sobre desgraças alheias. “Que posso eu fazer para mudar as coisas? Sou só uma pessoa, não tenho poder nenhum” dizes tu, e assim te vais desculpando pela tua inacção.
                  Dizem que somos livres, livres para expressar a nossa opinião, sem medo de represálias. E no entanto, tu vives mudo. Nada sai da tua boca que não esteja em concordância com os que te rodeiam, afastas-te de assuntos complicados, sensíveis e por vezes até controversos. Afinal de contas, a vida é tão curta, porquê falar de coisas chatas ou tristes?
                  Não só vives calado como não tentas ouvir. Estás fechado em ti, sem deixar entrar o que afirmas não te interessar. Tentas não criar ondas, viver sem grandes complicações nem preocupações. Manténs-te fora dos assuntos dos outros, porque também não queres que metam nos teus. Cada um tem de resolver os seus problemas, pensas tu.
                  Agora pensa. Pára por um segundo e pensa. Quem beneficia com o teu silêncio? Todos temos uma voz, que merece ser ouvida e que deveria ser usada. E se és livre, porque te concederam essa liberdade, porque não a usas? Porque te limitas a fazer o que todos fazem, a seguir o caminho que te dizem que deves seguir, sem reflectir? Porque não usas a tua voz para defender tantos outros que são silenciados; que por medo, incapacidade ou até mesmo repressão, não podem usar as deles?
                  Podes não conseguir fazer muito, podes até achar que não faz a diferença. Mas todos temos o poder de escutar, dar a nossa atenção a quem nos pede ajuda e, quando mais não conseguimos fazer, podemos, pelo menos, transmitir a história de quem sofre aos que nos rodeiam, para que chegue a quem consiga ajudar.
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário