11 de agosto de 2011

Confidencialidade

Muitas vezes encontramos informações que nos são ocultas. Toda a gente tem segredos, mesmo que não dê conta. É certo que nem tudo o que ocultamos irá influenciar a visão que os outros têm de nós, mas até que ponto estaremos nós, ou não, a ocultar os detalhes mais escabrosos da nossa vida fingindo ser outra pessoa?
    Quando conhecemos uma pessoa, a informação que fornecemos é aleatória ou temos de facto segredos que não queremos revelar? Os segredos são necessários e normais ou são apenas uma forma relativamente discreta de branquear a nossa imagem pública? Deixo a resposta a esta pergunta ao vosso critério, e para vos ajudar a pensar, eis alguns exemplos.
    Numa sociedade que consome tanto e a um ritmo tão acelerado, como saber se o que consumimos é seguro ou não? Qual a sua origem? Será que todas as empresas se preocupam em assegurar o nosso bem-estar ou apenas procuram gerar lucro? Até que ponto a informação que nos escondem poderá, ou não, alterar o rumo que tomamos? Claro, existem entidades próprias para assegurar a qualidade dos produtos comercializados, mas conseguirão estas dar resposta a todos os problemas? Serão totalmente isentas?
    Os governos são dos exemplos mais claros de organizações com imensa informação oculta. Revelam apenas o que lhes é conveniente, na altura em que será mais bem recebido pelas massas, para evitar revoltas. As tão afamadas "teorias da conspiração" não passam disso mesmo, ou são verdades encobertas pelos governos? Facto: o petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas actualmente, e é o combustível que liberta mais energia na combustão; as reservas petrolíferas são mais abundantes na zona do Médio Oriente. Acreditam mesmo que o 11 de Setembro foi um atentado muçulmano? Não será antes uma montagem para justificar a invasão Norte-americana do Iraque?

    Estes são só alguns exemplos de coisas que, na minha opinião, podiam estar mais bem clarificadas.  Recuso-me a acreditar em tudo o que oiço sem analisar os factos porque, muitas das vezes, os factos contradizem o que nos dizem. Por favor pensem. Só podemos tomas boas decisões se estivermos bem informados.
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário