30 de dezembro de 2011

Resoluções de fim de ano

Chega!


Já basta haver pessoas a deitarem-nos abaixo, não é preciso sermos também nós pessimistas. Por mais desmoralizantes e deprimentes que as coisas possam parecer, lamentos nunca serão solução. Muitas vezes se ouve dizer que a vida é difícil e que só os fortes sobrevivem. Não acredito que alguém nasça forte, há quem não desista perante os desafios que encontra ao longo da vida e é eventualmente recompensado por isso e há os que desistem pelo caminho e perdem tudo o que conquistaram até ai. Uma vez disseram-me uma frase que desde então ficou no meu pensamento: "Um desistente nunca ganha e um vencedor nunca desiste" ou algo parecido... Se desistirmos nunca conseguiremos porque quem nunca tenta nunca ganha. A sorte dos audazes não passa de mera persistência.




Se com cada desilusão víssemos uma oportunidade para aprender e para melhorar, não haveria lugar para depressões na nossa mente. Encontrar alguém que nos desilude poderia levar a uma reflectir naquilo que podemos melhorar em nós próprios para que nunca façamos aquilo que nos fizeram a ninguém. Más acções e sofrimento não têm necessariamente de levar a mais do mesmo, há que quebrar a corrente caso contrário entramos num ciclo vicioso. Se dermos coisas boas receberemos coisas boas, e pode não ser imediato mas vai haver alguém que sentirá tocado pelas nossas acções e responderá fazendo o mesmo. Não posso negar que há algumas vantagens imediatas em desrespeitar os outros para proveito próprio mas ao fim de um tempo o nosso bem estar começa a ser ameaçado por um sufocante sentimento de culpa. Claro que há algumas pessoas, que por falta de valores morais e de consideração pelos direitos e pelo bem estar dos outros, não sentem qualquer tipo de remorsos ou arrependimento, mas não é para elas que escrevo visto que nunca se iriam rever nas minhas palavras.





Muitos reconhecem a liberdade como um dos direitos mais importantes, mas só podemos ser livres se nos libertarmos do medo! É normal termos medo de falhar, todos cometemos erros, mas isto não nos pode impedir de continuar a tentar. Há também quem tenha medo de se magoar novamente, portanto pára simplesmente de tentar. Nunca podemos saber ao certo quais serão as consequências das nossas acções. Por mais que nos esforcemos, o futuro será sempre algo incerto e nem sempre as coisas correm como gostaríamos. No entanto, o medo do desconhecido não deverá ser uma condicionante. Nem sempre a vida traz coisas boas mas não podemos deixar que o medo de sofrer nos limite porque o sofrimento é uma condição obrigatória da vida. Caso contrário tudo e todos seriam perfeitos e esta caminhada de aprendizagem a que muitos chamam vida não faria sentido algum. Se aceitarmos o nosso destino teremos uma existência pacífica com o que nos faz sofrer e não teremos medo de tentar novamente até sermos felizes. A força de vontade supera o medo de falhar e sair magoado, basta querer.


Share:

0 comentários:

Enviar um comentário